Transístores

Introdução aos transístores

Os transístores são componentes electrónicos não activos, com três terminais e correspondem à união de dois díodos pelo seu anodo (transístores NPN), ou pelo seu cátodo (transístores PNP)

Os transístores são especialmente importantes porque podem amplificar sinais eléctricos, transformando um sinal de baixa potência num sinal similar de potência muito maior.

Apesar de serem também usados como componentes discretos, e portanto visíveis, a esmagadora maioria dos transístores estão incluídos em circuitos integrados e portanto invisíveis aos nossos olhos.

Em pequenas quantidades, os transístores podem ser usados para criar comutadores electrónicos simples, circuitos de lógica digital e circuitos de amplificação de sinal. Mas quando combinados em quantidades gigantescas, atingido largos milhões, os transístores são podem ser usados para criar microprocessadores e outros circuitos integrados extremamente complexos e versáteis.

Um entendimento básico de como os transístores funcionam, é fundamental para compreender os circuitos onde estão inseridos, pelo que é no minimo necessário conhecer o suficiente para compreender como um transístor pode ser usado como um comutador (interruptor) ou amplificador.

Tipos de transístores

Existem dois tipos básicos de transístores:

Para melhor compreender o funcionamento dos diversos tipos e variedades de transístores será melhor começar pelo mais comum e simples: o BJT NPN.

Depois de solidificar a compreensão dos transístores de junção bipolar NPN  será mais fácil entender o BJT PNP e os FET ou MOSFET  com comparações entre as diferenças e semelhanças entre eles.