Sobre

  • O que é o DAMI?

Começou por ser a ideia de um robot com a capacidade efectuar um mapa do ambiente e saber localizar-se nesse mapa, e desse modo conseguir regressar á base para recarregar as baterias.

Ainda antes de passar da ideia á pratica continuei a sonhar e decidi que o robot também deve ter a capacidade de interagir com pessoas e animais durante as suas deambulações.

Entretanto com a passagem da ideia à prática com o meu primeiro projecto de robótica, e diga-se de passagem com primeiro projecto de electrónica no geral, o projecto do robot DAMI, multiplicou-se com os insucessos.

Além de várias versões do mesmo chassi, fui fazendo novos modelos. O robot do modelo M1, M2, M3, etc.

Portanto neste momento o DAMI é um conjunto de projectos que têm como objectivo de logo prazo o desenvolvimento de um robot com com capacidade efectuar um mapa do ambiente e saber localizar-se nesse mapa, Conseguir regressar á base para recarregar as baterias e e interagir com pessoas ou animais.

  • Mas porque DAMI?

Porque é um acrónimo de Dispositivo Autonomo de Mapeamento  e Interacção.

Como saber mais sobre os robots DAMI?

Tudo o que existe documentado sobre os projectos de construção de robots DAMI está neste website.

Para conhecer o desenvolvimento das versões dos vários modelos de robots consulte os artigos disponiveis no seguinte link

Saber mais sobre a evolução dos robots DAMI

Qual é a coisa mais complicada que um robot DAMI faz?

No final de Dezembro de 2018 a exploração dos robots ainda está numa fase muito precoce. Só recentemente com o DAMI-M3 v1.1.0 consegui fazer um mapa rudimentar do ambiente em que o robot se encontra.

Os dois unicos comportamentos implementados foi o simples desvio de obstaculos (com modo de saida de beco).

Porque é que os modelos mais evoluidos do robot têm dois Arduinos

Porque acredito que o controlo necessário a uma locomoção agil e precisa de um robot 2WD necessita de tempos de loop muito pequenos, incompativeis com o tempo necessário para ler diversos sensores necessários á evolução do projecto.

Esta solução implica o desenvolvimento de todo um protocolo de comunicação e sincronização entre o Arduino dedicado ao controlo dos motores e o Arduino que decide quais os movimentos efectuar, e em que momento os efectuar, assim como qualquer modulação no movimento corrente.