Em electrónica, decoupling (desacoplamento) é a prevenção de interferências (ruídos) indesejados entre subsistemas que se transmitem através da alimentação.
As interferências podem ter diversas origens, como por exemplo, a indutância provocada pelos condutores durante as variações de corrente, e em especial a gerada pelos os motores.
A forma de lidar com o problema e efectuar o desacoplamento (decoupling) e eliminar ruído é o uso de condensadores na alimentação de cada circuito integrado, normalmente cerâmicos de 0.1uF, para eliminar altas frequências; e um por sector ou placa, normalmente electrolíticos de maiores dimensões (umas centenas de Farads) conhecidos por condensadores de bypass.
Eliminar ruído dos motores
Uma consequência do uso dos motores é a grande quantidade de ruído eléctrico que eles produzem.
Esse ruído pode interferir em outros componentes do circuito, como sensores ou micro-controladores, devido ás quedas de tensão na sua linha de energia supostamente regulada.
Quedas de tensão suficientemente grandes podem corromper os dados nos registos do micro-controlador ou fazer com que alguns circuitos integrados deixem de funcionar (especialmente circuitos com comunicação i2c).
A principal fonte de ruído do motor são as escovas do comutador, que oscilam à medida que o eixo do motor gira. A oscilação, associada à indutância das bobinas e dos fios do motor, pode causar muito ruído na sua linha de energia e pode até induzir o ruído nas linhas próximas.
Existem várias precauções que se podem tomar para ajudar a reduzir os efeitos do ruído dos motores nos sistemas:
- Um condensador entre os terminais do motor, normalmente cerâmico de 0.1uF (também podem ser colocados mais dois condensadores, um entre cada um dos terminais e a carcaça do motor);
- Manter os cabos de alimentação o mais curtos possível, em particular o dos motores,
- Retorcer os cabos da alimentação entre si (em espiral)
- Manter os cabos de alimentação o mais afastados possíveis de linhas de sinal
- Colocar condensadores de decoupling, (ou bypass) perto da alimentação de qualquer circuito que desejamos protejer do ruido. Estes condensadores são preferencialmente electrolíticos, com, pelo o menos o dobro da tensão de entrada) e são tanto mais eficazes quanto mais perto do circuito, e quanto maior a for a sua capacitância.
Após a colocação de um condensador de bypass de 2500 uF, o mesmo circuito do video acima foi bastante filtrado.
Referências
https://www.pololu.com/docs/0J15/9
http://www.capacitorguide.com/coupling-and-decoupling/